O ano de 2021. Após um ano bastante turbulento, com o começo da pandemia de Covid-19, muitos que, ainda sobreviveram ao “caótico” 2020, conseguiram chegar em 2021. No entanto, apesar de o ano ser novo, o calendário é o mesmo de 2016. Ou melhor… quase o mesmo!
A princípio, 2016 foi marcado por grandes acontecimentos não só no mundo afora, mas também no Brasil. 2016 foi ano de atentados terrorista, avanço da microcefalia e, no Brasil, pelo segundo impeachment de um chefe de estado.
Em suma, 2016 foi marcado por guerras, atentados, eleição presidencial dos EUA, tragédias aéreas e grande instabilidade política no Brasil. Vamos recordar?
Janeiro
- Um dos traficantes mais procurados do mundo é preso na cidade de Mochis, no México. Joaquim Guzmán Loera, o El Chapo, foi preso no dia 8 de janeiro.
- Atentado em Istambul, na Turquia, provoca 11 mortes e deixa outras 15 pessoas feridas. A grande explosão que vitimou fatalmente pessoas aconteceu no dia 12 de janeiro.
- Dois dias depois do atentado na Turquia, em 14 de janeiro a cidade de Jacarta, na Indonésia, sofreu um atentado que resultou em 17 mortes.
Veja também: Bioparque do Rio oferece vagas de emprego!
Fevereiro
- Logo no primeiro dia de fevereiro a OMS, a Organização Mundial da Saúde, considera o avanço da microcefalia como emergência internacional.
- Um outro ataque terrorista acontece na Turquia, desta vez em Ancara, deixando 28 mortos e 61 pessoas feridas.
Março
- Pela primeira vez, após sofrer vários embargos, Cuba recebe um presidente dos Estados Unidos, à época, Barack Obama. O fato consolidou uma nova jornada de relações diplomáticas entre os dois países.
- Um outro ataque terrorista, em 22 de março, deixa 35 mortos. No dia citado, Bruxelas sofreu dois atentados, um no metrô e outro no aeroporto de Zaventem.
- O ex-presidente Lula assume a Casa Civil no governo Dilma Rousseff.
Abril
- Considerado um dos maiores vazamentos de documentos da história, Panamá Papers, assim batizado, divulgou mais de 11 milhões de documentos sigilosos que ocultavam patrimônio e dinheiro de líderes mundiais e figuras públicas.
- Pela primeira vez na história, um número recorde de países, incluindo o Brasil, assinam o histórico acordo de Paris, visando desacelerar o aquecimento global.
- O Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos, depois de vários estudos, confirma relação do Zika vírus com a microcefalia.
- Terremoto no Equador deixa 659 mortos e 12.492 feridos, sendo o terceiro com mais vítimas na América Latina. Dias depois, outro terremoto, contudo no Japão, deixa dois mortos.
- Cai a Ciclovia Tim Maia, no Rio de Janeiro. Na ocasião, dois homens morreram. A Ciclovia Tim Maia liga os bairros do Leblon e São Conrado.
- Surto de H1N1 em São Paulo.
Fique por dentro!
- Três pessoas ficaram feridas em um intenso tiroteio ocorrido na Praça Seca
- Como Plantar Manjericão em Casa: Guia Completo
- Como Ganhar Dinheiro Com Google AdSense: Tudo o que Você Precisa Saber
- 10 Coisas pra fazer antes de morrer: A lista dos sonhos
- Os Benefícios do Limão
Maio
- Morre gorila Harambe, do Zoo de Cincinnati, nos Estado Unidos. O animal foi morto após uma criança de 4 anos cair em seu cativeiro. A equipe matou o animal por considerar que a vida do garoto estava em perigo.
Junho
- Reino Unido deixa a União Europeia, sendo o primeiro país a deixar o Brexit.
- Atentado me Istambul deixa 42 pessoas mortas e 239 feridas.
- Igreja desaba em Diadema, São Paulo, deixando 6 pessoas feridas. Uma mulher, de 54 anos, morreu.
- O famoso Japonês da Federal é preso, em Curitiba. Newston Ishil ficou famoso por escoltar presos e investigados da Operação Lava Jato.
Julho
- Ataque em Bangladesh deixa 20 reféns mortos. O ataque foi reivindicado pelo estado Islâmico e Al Qaeda.
- Ataque em Nice deixa 84 pessoas mortas e mais de 200 feridos.
- Atentado em Munique deixa 10 pessoas mortas.
Agosto
- Devido a grave crise humanitária e guerra na Síria, imagem do meino Omran Daqneesh viraliza e se torna símbolo do sofrimento do país.
- Febre do Pokémon Go.
- Mais de 12 milhões de brasileiros ficam desempregados. Na época, o Brasil registrou recorde.
- Olímpiadas 2016 no Rio.
- Terremoto na Itália
- Impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff. O processo de afastamento havia começado em 12 de maio, mas deixou o cargo por definitivo em 31 de agosto, após ser julgada pelo Palácio do Planalto. Temer, seu vice, assume a presidência da República.
Setembro
Morre ator Domingo Montagner. O ator morreu afogado após se afogar no Rio São Francisco.
Outubro
- Marcelo Crivella é eleito prefeito da Cidade do Rio de Janeiro.
- Dória é eleito prefeito de São Paulo.
- Atropelamento no Templo de Salomão deixa pessoas feridas. Duas mulheres morreram.
- Eduardo Cunha é preso.
Novembro
- Donald Trump é eleito o 45° presidente dos Estados Unidos da América.
- Morre Fidel Castro
- Felipe Massa se despede da Fórmula 1.
- Embaixador russo é assassinado.
- Ataque em Berlim deixa 12 pessoas mortas e 48 feridas.
- Estados do Rio de Janeiro e Rio grande do Sul passam por crise financeira.
- Tragédia da Chapecoense.
- Desmatamento na Amazônia dispara.
Dezembro
- Supremo Tribunal Federal torna Renan Calheiros réu.
- Delação da Odebrecht. Documento menciona Michel Temer, presidente da República, fazendo pedido de apoio financeiro para o PMDB, hoje MDB.
- Governo apresenta da Reforma da Previdência, endurecendo ainda mais as regras. Quatro anos depois, ela é aprovado, no governo Bolsonaro.
Bom, estes foram alguns dos acontecimentos importantes do ano de 2016. Longe de teorias conspiratórias, mas há 5 anos o Brasil e o mundo, passaram por momentos que marcaram à época.
Esse texto só pôde ter sido criado graças ao trabalho de uma imprensa independente e profissional. Abaixo segue os veículos de inspiração para este post: Estadão e Correio Braziliense.