Fonte Wallace

Ter em Santa Cruz essa referência mundial, nos coloca entre alguns dos locais mais importantes do mundo

Por Andressa Lobo em 22/06/2021 às 10:30:13

Fonte Wallace, em Santa Cruz


Fonte Wallace em Santa Cruz, localizada na Praça Dom Romualdo.

A Fonte Wallace foi criada para garantir que os Parisienses não morreriam de sede durante a Guerra Franco-Prussiana (que ocorreu entre julho de1870 e maio de 1871). Ela foi idealizada por Sir Richard Wallace, que apesar de britânico, era parisiense de coração e não queria ver seus "conterrâneos" morrerem de sede com a cidade sitiada.


Fonte Wallace em Zurique, Suíça.

Com o fim da Guerra ele distribuiu exemplares da Fonte Wallace em vários países ao redor do mundo ao redor do mundo. Sendo de grande importância naquela época, o Brasil recebeu, ao menos, três exemplares destas fontes modelos pedestais: uma está na Floresta da Tijuca, outra no Museu Histórico da Cidade e a terceira faz parte do Acervo do NOPH-Santa Cruz e encontra-se na Praça Dom Romualdo, bem no centro do bairro e é um dos Patrimônios catalogados pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro no bairro de Santa Cruz.

Inicialmente ela foi instalada em frente ao Palácio de Veraneio (atual Quartel do Exército: Batalhão Escola de Engenharia de Combate Vilagran Cabrita), sendo transferida para a Praça do Ringue, até chegar finalmente ao local onde se encontra; graças às obras de revitalização da cidade durante o governo do prefeito César Maia.


Detalhes da fonte:

Criadas pela Fundição Val d'Osne, na França, o artista Charles Lebourg captou o espírito do Romantismo Francês, existente na década de 1870.

Detalhes da Fonte Wallace, modelo Pedestal.

Em um pedestal se encontram quatro delicadas estátuas femininas, vestindo roupas gregas. Cada uma delas representa uma das virtudes eternas: a Bondade, a Caridade, a Sobriedade e a Simplicidade.

Estas estátuas se chamam cariátedes: termo que significa "moças de Karyai". O nome é dado às figuras femininas esculpidas que servem de suporte na arquitetura, e tomam o lugar de uma coluna ou um pilar de sustentação.


Coleção Patrimônios:

O Projeto Descubra Santa Cruz RJ criou a Coleção Patrimônios, inspirada na criação de sua logo.

Fonte Wallace, Coleção Patrimônios de Santa Cruz

A coleção é assinada pela Designer Cris Leir e ajuda a financiar a manutenção do projeto. Nela selecionamos alguns dos Patrimônios mais famosos de Santa Cruz e os transformamos em estandartes que agora podem ser apresentados em forma de: camisas, bolsas, canecas, mostrando que nós também temos nossos pontos Turísticos para se orgulhar!!

Para contribuir com o Projeto e adquirir uma dessas blusas, basta acessar o link: https://descubrasabtacruzrj.kyte.site e depois agendar o local de retirada.


Fonte: Projeto Descubra Santa Cruz RJ