8.200 em cursos gratuitos; confira onde se inscrever

1
497
Cursos Gratuitos
Cursos Gratuitos

Apesar do alto nível de desemprego — segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 11,949 milhões de brasileiros estavam sem trabalho no primeiro trimestre de 2022 —, um dos entraves para a recolocação no mercado é a falta de mão de obra qualificada para ocupar essas vagas. Para auxiliar os trabalhadores, alguns projetos oferecem cursos de qualificação de graça. O Senac, por exemplo, oferece 1.200 oportunidades de capacitação. As Naves do Conhecimento tem outras sete mil oportunidades. Todos os cursos são gratuitos.

As Naves são espaços que promovem atividades com o objetivo de potencializar a experiência digital, além de contribuir para o ingresso de jovens no mercado de trabalho por meio de cursos de capacitação em novas tecnologias.

Os temas oferecidos são: Excel para iniciantes, informática básica kids, code club — scratch, Excel para ambiente empresarial, canva: o design para seu empreendimento, aprendendo Excel em VBA, game design, retrato em estúdio, informática básica teens e senior, edite imagens com photoshop, introdução ao marketing digital, manutenção preventiva — desktops e notebooks, edição de vìdeo em Lightworks, software livre — Linux mint, mercado de trabalho e tecnologia, tecnologias 5G e 6G.

As inscrições podem ser feitas na página da secretaria.

Senac

Também na onda da gratuidade, o Senac RJ tem 1.200 vagas em cursos técnicos de Administração e Logística. As aulas acontecem na modalidade de educação à distância.

Os pré-requisitos são: ter a partir de 16 anos de idade, estar cursando no mínimo o 2º ano do ensino médio, ser matriculado ou egresso da educação básica, ser trabalhador empregado ou estar desempregado, e ter renda familiar per capita (por pessoa) de até dois salários mínimos (R$ 2.424).

Os interessados devem realizar a inscrição por meio do site, até o dia 6 de junho.

1 COMENTÁRIO

Comentários estão fechados.