DESABROCHA é uma produção musical com pré-estreia na cidade do Rio de Janeiro, Santa Cruz, abordando um assunto muito importante nos dias atuais: a afirmação da mulher negra e periférica na sociedade.

Contando com 60 minutos corridos, o texto traz à tona os conflitos vividos pela personagem central Kyeza, que se vê envolta aos seus questionamentos de vida ao perder sua mãe durante a pandemia, fazendo com que toda as suas raízes a façam passar por um resgate pessoal e a levando para uma transformação de vida mesmo estando em meio século de vida. 

Entrelaçado à referências musicais femininas e pretas, o público poderá assistir as fases de vida da personagem, sendo interpretadas em três momentos de Kyeza (jovem, adulta e mais velha), onde um filme mental faz com que ela busque inspirações em grande artistas como Clementina de Jesus, Leci Brandão, Jovelina Pérola Negra, Dona Ivone Lara, Tia Doca da Portela e Tia Maria do Jongo, que no passado abriram espaço para, hoje, todo o empoderamento da mulher negra seja respeitado. Assim, Kyeza tem toda a sua ancestralidade baseada nesses grandes nomes e lhe faz força para poder seguir no seu novo momento, sem se intimidar pelos padrões impostos à idade dos 50 anos.

“Idealizar e realizar esse projeto é uma forma de agradecer minha mãe, minha avó e todas as minhas ancestrais. Essa peça dialoga com as mulheres negras, porque apresenta suas múltiplas atuações e vivências cotidianas, trazendo para a cena as questões sobre maternidade, preconceito, etarismo, religiosidade, entre outros temas”, contextualiza Thiago Roderich, idealizador do espetáculo.

O musical DESABROCHA é um importante produto para trazer uma reflexão ao público sobre a importância do respeito, espaço e existência da mulher negra e periférica, que luta por espaço e conquista de direitos.

O espetáculo tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro através do edital “FOCA” e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

FICHA TÉCNICA 

Direção: Márcio Vieira
Atrizes: Kenya Costta, Fernanda Sabot e Paula Pardón        

Idealização e Direção de Produção: Thiago Roderich

Texto: Thiago Roderich, Aida Barros e Tiago Bolmicar Braga

Produção: Malcher Produções e Roderich Produções

Figurino: Ricardo Rocha

Cenário: Uirá clemente

Direção Musical: Pedro Lima

Produção Executiva: Leandro Mamedes

Direção de Arte gráfica: Lucas Mello

Fotógrafo: Humberto Souza

Músicos: Victor Ponce e Léo Brum

Iluminação: Orlando Schaider

Assessoria de Imprensa: Danilo Freitas e Thais Zimbwe

Social Media: Isabel Muniz

SERVIÇO

– Musical DESABROCHA;

– Local: areninha Sandra de Sá (rua 12, João XVIII, Santa Cruz, Rio de Janeiro – RJ);

– Data: 20/01/2023;

– Horário: às 19h;

– Entrada: franca.