ENCONTROS CULTURAIS DO ECOMUSEU DO QUARTEIRÃO DO MATADOURO DE SANTA CRUZ

Entre as atrações estão show de mágica, roda de leitura, show de música, oficina de estandartes, bate-papos e outras atividades gratuitas

Por Redação em 08/10/2021 às 19:57:51

O Palhágico Marcos Vinícius é a primeira atração da quarta edição dos Encontros Culturais do Ecomuseu de Santa Cruz, projeto de arte-educação que há quatro anos leva atividades culturais e educacionais, gratuitas, para jovens e crianças do bairro e do entorno, na extrema Zona Oeste do Rio. No dia 14 de outubro (quinta), às 16h, Marcos Vinícius, mais conhecido apenas como Palhágico, apresenta o espetáculo "A Mágica Literária" na Biblioteca Marginow, na Comunidade de Antares. No show, o artista cria, com ajuda do público, números de mágicas a partir de ensinamentos contidos em livros. Uma apresentação que mistura a arte do palhaço, mágica, literatura e muito bom humor. A produção é da Romano Produções, com curadoria de Gisele Lopes.

Em mais uma edição, o projeto Encontros Culturais do Ecomuseu de Santa Cruz reforça seu compromisso de oferecer programação cultural de qualidade aos moradores da região, incentivando a participação e o protagonismo de artistas locais. Entre outubro e dezembro, outras cinco atividades culturais estão programadas, duas por mês, todas gratuitas.

"Há poucos equipamentos culturais em Santa Cruz. Com os Encontros Culturais do Ecomuseu, queremos ver a arte, a cultura e o conhecimento circularem pela região", explica Gisele Lopes, curadora do projeto. "O Ecomuseu do Quarteirão Cultural do Matadouro de Santa Cruz é um espaço de conhecimento. Por ser um dos territórios de ocupação mais antigos da cidade, o bairro de Santa Cruz possui um patrimônio histórico e cultural muito relevante. Realizar essa intervenção cultural no bairro é uma maneira de preservar e divulgar sua história e também de valorizar a comunidade e os artistas locais", completa.

Ecomuseu do Quarteirão Cultural do Matadouro de Santa Cruz

É um Museu de Território que engloba todo o bairro de Santa Cruz, no extremo oeste da cidade do Rio de Janeiro, perfazendo uma área de 125 km². Este museu, criado em 1995 e inserido na estrutura da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, tem por missão primordial a preservação e valorização do patrimônio cultural e natural do bairro.

Programação

A segunda atividade desta temporada, em 29 de outubro (sexta), será um bate-papo online com o escritor Jessé Andarilho no canal do YouTube do Ecomuseu de Santa Cruz (@ecomuseusc). Idealizador da Biblioteca Marginow, espaço comunitário que criou em um posto policial desativado na Comunidade de Antares, em Santa Cruz, Andarilho falará sobre sua trajetória e desafios como escritor e agente cultural.

Em 5 de novembro, a ONG Criar e Transformar, em Paciência, receberá a escritora Angélica Paes para uma conversa e construção de brinquedos. Fechando a programação de novembro, no dia 19, o músico Eider Zen apresentará o pocket show "Da Baixada à Zona Oeste" no canal do Ecomuseu no YouTube, e falará, também, sobre sua trajetória artística, influenciada pelo reggae, MPB, RAP e suingue.



A programação de dezembro começa no dia 3, com a oficina de estandartes com a professora e artista Day Medeiros para alunos da Escola Municipal André Vidal de Negreiros, em Santa Cruz). Em 17 de dezembro, haverá um bate-papo online com a fotógrafa Mônica Parreira, cujo olhar está voltado para Santa Cruz.

SERVIÇO

Encontros Culturais do Ecomuseu de Santa Cruz

14 de outubro (quinta), às 16h

Show do Palhágico Marcos Vinicius

Local Biblioteca Marginow – Travessa Vinte e Quatro, 245 – Antares.

29 de outubro (sexta), às 16h

Bate-papo com o escritor Jessé Andarilho, idealizador da Biblioteca Marginow

Local www.youtube.com/ecomuseusc

5 de novembro (sexta), às 10h

Bate-papo com a escritora Angélica Paes

Local ONG Criar e Transformar – Rua Pedro Jerônimo de Souza, 42 – Paciência.

19 de novembro (sexta), às 16h

Pocket show "Da Baixada a Zona Oeste" + bate-papo com o músico Eider Zen.

Local www.youtube.com/ecomuseusc

3 de dezembro (sexta), às 10h

Oficina de estandartes com Day Medeiros

Local Escola Municipal André Vidal de Negreiros (Rua Felipe Cardoso 750, Santa Cruz)

17 de novembro (sexta), às 16h

Bate-papo com a fotógrafa Mônica Parreira

Local www.youtube.com/ecomuseusc

Duração: 60 minutos. Classificação etária: livre

Mais informações: www.ecomuseusantacruz.com.br

Facebook: @ecomuseusc

Instagram: @ecomuseusantacruz

YouTube: @ecomuseusc

Por Redação
Comunicar erro

Comentários