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Rio de janeiro – Um dos principais investimentos em mobilidade urbana da Zona Oeste do Rio de Janeiro está em andamento: trata-se do Terminal BRT Bairro Imperial Santa Cruz, cujas obras devem ser finalizadas até 2027. Com orçamento estimado em R$ 74,2 milhões, o projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e será instalado em uma área de mais de 13 mil metros quadrados, na Rua Martinho de Campos.
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O novo terminal contará com três andares e terá estrutura voltada para a sustentabilidade, utilizando iluminação e ventilação naturais. O espaço terá capacidade para receber simultaneamente 14 ônibus articulados do BRT, além de dez coletivos convencionais e oito vans, integrando diferentes modais de transporte da região.
A proposta é ampliar a conexão de Santa Cruz com outras regiões da cidade, oferecendo mais conforto, eficiência e acessibilidade aos usuários. Segundo a prefeitura, essa iniciativa faz parte da reformulação completa do sistema BRT que vem sendo promovida desde 2021, incluindo a aquisição de 700 novos ônibus e a entrega de terminais mais modernos e funcionais.
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No pavimento superior do novo terminal, os passageiros poderão contar com áreas de convivência, bancos e espaços ajardinados. Já o térreo será destinado a lojas comerciais, ampliando os serviços oferecidos no local. O projeto também prevê um bicicletário com capacidade para 300 bicicletas, além de estacionamento com 105 vagas para carros e 50 para motocicletas. A acessibilidade é um dos focos do empreendimento, com rampas em todos os acessos.
Intervenções viárias também estão previstas no entorno do terminal, com a implantação de faixas exclusivas para o BRT e melhorias em importantes vias da região, como as ruas Felipe Cardoso, Barão de Laguna e Dom Pedro I.
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O novo equipamento substituirá a atual estação Santa Cruz, localizada a cerca de 500 metros de distância, que será desativada assim que o terminal entrar em operação. Ainda não há definição sobre o destino do espaço que abriga a estação atual.
Este será o quinto terminal construído na Zona Oeste pela atual gestão. Os outros – Mato Alto, Magarça, Pingo D’Água e Curral Falso – já estão em funcionamento. A reestruturação busca resolver deficiências do projeto original do sistema, lançado em 2010, que subestimou a demanda real da população.
Hoje, o BRT transporta uma média diária de 561 mil passageiros. No último dia 30 de abril, o sistema bateu recorde com 580 mil usuários em um único dia, reflexo dos investimentos contínuos na expansão e qualificação do serviço.