O bairro imperial de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, recebeu duas grandes novidades.
A princípio, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) e o Núcleo Especializado de Atendimento Psicoterapêutico (NEAP) Tia Gaúcha chegam em Santa Cruz.
Leia: Sem patrocínio, menina prodígio de Santa Cruz, faz vaquinha para realizar grande sonho
Contudo, os postos funcionarão nas instalações da Policlínica Lincoln de Freitas Filho, no mesmo bairro. A iniciativa do CEAM partiu da Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher, sendo o primeiro posto da Zona Oeste visando às mulheres vítimas de violência.
No espaço, serão oferecidos serviços de atendimento psicossocial, assistencial, orientação jurídica e acompanhamento psicoterapêutico.
AUXÍLIO FINANCEIRO O QUE PEDIR NO CEAM EM SANTA CRUZ
Além de todo o apoio terapêutico e orientação jurídica, as mulheres em situação de violência poderão pedir auxílio financeiro.
Esses auxílios são disponibilizados pela Prefeitura, como por exemplo: cartão de passagens de ônibus, cartão Mulher Carioca (R$ 500 por mês para compras).
“O CEAM Tia Gaúcha tem o propósito de combater a violência contra as mulheres. Temos uma equipe qualificada, com psicólogas, assistentes sociais e advogadas, que dão todo o apoio. Este CEAM é aguardado há anos aqui na Zona Oeste do Rio, território muito desafiador, onde, infelizmente, temos taxas de feminicídio graves. Trazer um atendimento especializado para essa região é uma resposta para a vida de todas as mulheres”, afirmou a secretária Joyce Trindade.