Prazo para pagantes é maior e termina no dia 9 de fevereiro. Saiba tudo sobre o Concurso Unificado. Chegou a sua vez!

A princípio, os candidatos que desejam isenção na taxa de inscrição do Concurso Unificado devem fazê-lo durante o período de 19 a 26 de janeiro. As taxas são R$ 60 para nível médio e R$ 90 para nível superior.

O Concurso Unificado, concebido pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, representa uma iniciativa inovadora no cenário de seleção de servidores públicos no Brasil. Este modelo pioneiro visa aprimorar a eficiência e a transparência nos processos seletivos.

Contudo, o novo modelo de concurso unificado envolve a realização conjunta de exames para cargos efetivos em órgãos federais, autarquias e fundações, com aplicação simultânea de provas em todo o país. As inscrições, para aqueles que não solicitam isenção, ocorrem de 19 de janeiro a 9 de fevereiro, por meio do Portal Gov.br.

Na presente semana, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos divulgou as diretrizes do concurso. Ao todo, a seleção disponibiliza 6,6 mil oportunidades distribuídas entre 21 órgãos federais. Uma grande chance para quem deseja participar de um certame nacional.

Candidatos cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), doadores de medula óssea, beneficiários ou ex-beneficiários do Programa Universidade para Todos (ProUni) e indivíduos que frequentam ou frequentaram instituições de ensino superior com financiamento do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) têm direito à isenção da taxa de inscrição.

A concessão de isenção de taxas de inscrição em concursos para cargos efetivos ou empregos permanentes em órgãos ou entidades da administração pública direta e indireta da União é respaldada pela Lei 13.656, de 30 de abril de 2018.

Os candidatos inscritos no Cadastro Único precisarão fornecer o Número de Identificação Social (NIS) e declarar-se como membros de famílias de baixa renda, aquelas com renda familiar mensal per capita inferior ou igual a meio salário mínimo.

Aqueles que são doadores de medula óssea devem encaminhar imagens legíveis da carteira ou declaração de doador emitida por entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, além de apresentar atestado ou laudo emitido por médico de instituição reconhecida pelo Ministério da Saúde.

Para saber mais sobre o concurso unificado, prazos de inscrição, acesso ao edital e sanar dúvidas pertinentes a esse concurso acompanhe o Temos Vagas RJ pelo Google News. Aperte no botão abaixo e não perca as novidades de emprego e concurso.

Artigo anteriorAuxiliar de Serviços Gerais – Barra da Tijuca-RJ
Próximo artigoVagas em Santa Cruz 13/01: confira o guia completo deste sábado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui