Para dar suporte ao público que for passar o réveillon na orla de Copacabana, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio contará com uma estrutura com quatro postos médicos equipados e preparados para o atendimento a casos de urgência e emergência. As unidades funcionarão a partir das 17h30 do dia 31 de dezembro de 2023 até as 5h do dia 1º de janeiro de 2024, para a assistência aos pacientes que apresentarem quadros de urgência, seja mal-estar, traumas, cortes, etc.

Os postos estarão localizados na Avenida Atlântica, na altura dos logradouros Avenida Princesa Isabel, Rua Siqueira Campos, Rua Bolívar e Praça do Lido, e serão preparados com recursos assistenciais para eventos com múltiplas vítimas. Cada posto terá área física em torno de 200 metros quadrados, leitos clínicos e outros com suporte avançado (com respirador, monitor, etc) e poltronas de hidratação, além de equipamentos, instrumentos e medicamentos para o atendimento de emergência.

A equipe assistencial contará com 40 médicos, 31 enfermeiros, 32 técnicos de enfermagem, além de funcionários operacionais/administrativos, e mais 50 duplas de maqueiros para auxiliar as pessoas que precisarem se deslocar da pista/areia aos postos médicos. Para os casos mais graves, que necessitem de remoção para UPAs ou hospitais, haverá 30 ambulâncias com suporte de UTI móvel com equipes próprias (médicos, enfermeiros e motoristas). As UPAs e hospitais receberam reforços nos plantões para atender a demanda do réveillon.

O Instituto de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio) também está a postos para garantir as condições higiênico-sanitárias dos alimentos fornecidos pelos quiosques na Praia de Copacabana. Até o momento, 40 quiosques já foram vistoriados na orla, com previsão de chegar a 60 até o Ano Novo. Os postos médicos e as ambulâncias também serão inspecionados pelo órgão.

A SMS reforça o alerta para que pais ou responsáveis fiquem atentos às crianças, que devem ter pulseira de identificação, além de cópias de identidade e número de telefone de contato para o caso de se perderem. Outras recomendações importantes para quem for ao evento são moderar no uso de bebidas alcoólicas e tomar cuidado com as condições de preparo e preservação dos alimentos a serem ingeridos; manter a hidratação; não deixar de tomar os medicamentos de uso contínuo; não andar descalço.

Artigo anteriorEloá Macruz Rodrigues: De Santa Cruz para o Mundo – Uma Jornada de Dedicação e Talentos
Próximo artigo50 vagas no Assaí Atacadista. Envie agora o seu currículo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui