Primeiro bloco da Escola Técnica Roberto Rocca já está em pleno funcionamento; estrutura completa será entregue no final do ano
Os alunos da Escola Técnica Roberto Rocca começaram a ter aulas na unidade construída pela Ternium em Santa Cruz. O polo educacional é um investimento de R$260 milhões e integra a rede global de escolas do Grupo Techint, do qual a Ternium faz parte, que conta com unidades no México e na Argentina. Para os 192 estudantes que compõem a primeira turma, o ano letivo começou em fevereiro deste ano em uma estrutura provisória, e agora todos seguirão com os estudos no prédio definitivo, que fica às margens da Rodovia Rio-Santos. A Diretora de Relações com a Comunidade e do Instituto Ternium, Fernanda Candeias, e o Diretor da Escola Técnica Roberto Rocca, Júlio Egreja, conversaram com os alunos e falaram sobre a expectativa para o semestre.
Fernanda destacou o dia histórico para a Ternium e relembrou os primeiros passos do projeto ao lado dos jovens. “Tudo aqui foi feito com muito carinho e cuidado para que vocês tenham a melhor experiência de aprendizado. A Escola Técnica Roberto Rocca já é uma realidade, é um orgulho para a Ternium e para o Grupo Techint trazer um projeto desses para essa região, para vocês que já estão aqui e também para os próximos que virão. Vai ser uma jornada incrível.”, comentou.
Publicidade
Julio Egreja falou sobre a importância de estar no lugar que foi pensado e construído especialmente para os jovens. “Ver vocês entrarem aqui com tanta admiração e esperança é muito gratificante. Agora vamos poder realizar atividades práticas com equipamentos de última geração, com o que há de mais moderno no ensino técnico para mecatrônica e eletromecânica”, contou.
Animados e curiosos, os jovens seguiram em um tour pelo prédio. A aluna Isabela Geovana relembrou toda a trajetória, do curso preparatório até esse primeiro dia nas instalações da escola. A estudante já pensa no futuro e sonha em ser uma referência para as futuras gerações. “Ano que vem teremos novos alunos aqui, outros jovens querendo um futuro melhor. Isso me motiva a construir uma carreira e me tornar um exemplo. A escola vai me ajudar me guiando nos aprendizados, construindo memórias e me impulsionando para buscar sempre o melhor”.
Com ensino médio e técnico integrados nas áreas de mecatrônica e eletromecânica, a escola é exclusiva para jovens dos bairros de Santa Cruz, Paciência, Sepetiba e do município de Itaguaí. Até o final do ano, serão entregues 18 laboratórios, auditório com mais de 400 lugares, áreas para prática esportiva e salas com equipamentos de última geração para proporcionar aprendizado prático, com foco nas principais demandas do mercado. A escola reforça o compromisso da Ternium de integrar a comunidade com a indústria, priorizando a população local, que será diretamente beneficiada pelo projeto.